O “tripé” para uma coluna saudável!

Coluna Saudável

Boas escolhas para ter saúde: dormir bem, ter uma alimentação balanceada e fazer exercícios regulares.

Ter uma postura certa nas diferentes atividades do dia é muito importante – ao dormir, em frente ao computador, vendo TV, nas tarefas domésticas… Enfim, seu corpo refletirá o cuidado que você oferece a ele.

Os três princípios básicos para uma coluna saudável também são fundamentais: bom sono, boa alimentação e atividade física.

Então, dormir bem faz bem à coluna?

Na verdade, faz bem ao seu corpo todo. Ter um sono de qualidade, reparador para acordar descansado, é essencial. Como tem sido a qualidade do seu sono?

Devemos respeitar o nosso organismo, tanto na quantidade de horas necessárias quanto no horário adequado para ir dormir. A ‘quantidade’ é variável para cada indivíduo, mas de um modo geral, 8 horas de sono são suficientes para a maioria das pessoas. O momento para ir deitar-se tem igual importância, pois o nosso organismo tem um “relógio biológico”, com alterações dos níveis de hormônios. E para atingirmos um “sono reparador” só há um jeito: respeitando o nosso “relógio”. Você conhece o seu? Parece papo de “vó”, mas o ideal é regular este horário entre 21h30 e 22h30.

Saúde no prato!

Ter uma boa alimentação significa ingerir alimentos saudáveis em horários regulares. Uma dieta equilibrada no almoço e no jantar não é suficiente. Quase sempre “ignorado”, o café da manhã é muito importante, bem como a alimentação entre as principais refeições. Até mesmo o período em jejum pode contribuir para a saúde. Se você tem dúvidas sobre os seus hábitos ou o cardápio, a melhor coisa a fazer é consultar um profissional nutricionista para ajudar na dieta. Muito além de manter a forma, o que você “come hoje” fará toda diferença para o seu organismo e para a sua “saúde amanhã”.

Movimente-se!

Todo mundo parece saber disso, mas ter a disciplina para uma rotina de atividade física é privilégio para poucos. Fazer exercícios, diariamente, é fundamental para manter o condicionamento físico e proteger a coluna dos pequenos esforços do cotidiano.

Sim! Pegar uma folha no chão pode ser muito perigoso e prejudicial se não tivermos a coluna “preparada”. Para começar, faça alongamentos matinais, todos os dias. É uma boa maneira de despertar e preparar o organismo. A regularidade para a prática da atividade física só traz benefícios. Recomenda-se associar um exercício aeróbico (natação, hidroginástica, corrida, bicicleta…) com um exercício que condicione e fortaleça a musculatura, essencial para estabilizar a coluna (pilates ou musculação, por exemplo).

Fonte: www.alexandrejaccard.com.br / Dr. Alexandre P. Boss Jaccard – CRM PR 27412 / CRM SP 116.476

Leave a comment