“Esporte é o seu remédio!” é uma frase que digo com convicção, no consultório. Geralmente, ela significa que a pessoa não tem nada grave ou que já está numa fase de reabilitação em que o esporte é fundamental para o tratamento.
Uma dúvida frequente das pessoas diz respeito à patologia versus movimento. Afinal, quem tem hérnia de disco, estenose de canal lombar, bico de papagaio, artrose… precisa fazer repouso absoluto? NÃO! Na verdade, isso sequer é recomendado e podemos afirmar ser um mito.
Infelizmente, não é incomum eu receber pacientes que foram orientados a “NÃO FAZER MAIS NADA”; a ficar em repouso absoluto por conta de uma hérnia de disco ou até por pequenas alterações nos exames de imagem. Os abaulamentos, protrusões dos discos e alterações degenerativas em geral, são comuns depois dos 25 anos de idade (fazem parte) e são compatíveis como uma vida, absolutamente, normal e sem dor.
É bem importante ressaltar que a inatividade ou sedentarismo, mesmo que indicado, é prejudicial ao organismo. Pode causar hipotrofia da musculatura, ou seja, um enfraquecimento da musculatura que sustenta a coluna, a qual pode dificultar a recuperação.
A avaliação clínica é fundamental!
Cada caso deve ser avaliado, criteriosamente, e diferentes esportes podem ser indicados, conforme o diagnóstico. Por exemplo: eu não indico esportes que possam ter impacto para um paciente que esteja na fase aguda de dor, na fase aguda de inflamação ou que tenha algum sinal de alerta (red flags).
Passada estas fases, ou assim que possível, o paciente pode (e deve) retornar, gradualmente, às atividades físicas regulares. Não há um esporte específico que a pessoa deva fazer ou que não possa fazer. O princípio básico é: “o esporte não deve piorar a dor do paciente”. Portanto, o ideal é ter um equilíbrio entre condicionamento aeróbico, cardiovascular e fortalecimento muscular.
Tem algum esporte que seja “mais arriscado” para a coluna?
Um exemplo que uso no consultório: “jogar futebol ou tênis é radical para a coluna! Eu prefiro saltar de paraquedas que é mais tranquilo!”
Ah! Mas, então, eu não posso mais jogar futebol? PODE! Só que o futebol tem que ser a “decoração da sua casa”. O alicerce e as paredes precisam estar firmes. Entendeu!? Isso você só conseguirá com uma boa reabilitação da coluna, com o fortalecimento de grupos musculares que estiverem deficientes e com exercício aeróbico regular.
Vale observar que tudo depende dos objetivos de cada um. Qual o seu sonho? Você tem um desafio esportivo?
Acredito que tudo é possível, basta acreditar! Se a sua coluna está atrapalhando a conquista de algum sonho, não desista! Procure diferentes e bons profissionais, de preferência uma equipe multidisciplinar: médico, fisioterapeuta, professor de educação física, dentre outros. Ficou claro? Bora mexer e bons treinos!
Fonte: www.alexandrejaccard.com.br / Dr. Alexandre P. Boss Jaccard – CRM PR 27412 / CRM SP 116476