Hérnia de Disco - Tratamento

15/09/2015

Felizmente, mais de 90% das vezes, o tratamento da hérnia de disco pode ser realizado sem cirurgia. Contudo, deve-se tomar muito cuidado com promessas de “curar a hérnia de disco sem cirurgias”. A cura seria realizada se pudéssemos recolocar os fragmentos herniados novamente no interior do disco. E não existe, na literatura científica, nenhuma terapia convencional ou alternativa capaz disso.

O que se faz é o tratamento da dor e, posteriormente, a reabilitação de toda a coluna. Existem várias terapias para o manejo da dor ocasionada. O objetivo é diminuir a inflamação e a dor para permitir que o próprio organismo reabsorva a hérnia. Até o momento é desconhecido qualquer tratamento capaz de reverter a degeneração do disco.

A cirurgia é indicada quando há um déficit neurológico importante ou progressivo, também nos casos de falha no tratamento conservador num período de 6 a 12 semanas. Ela pode ser realizada por microdiscectomia aberta ou endoscópica (minimamente invasiva).

  • A microdiscectomia aberta é realizada na maioria dos casos, sob anestesia geral, por meio de um corte na pele, de 2 a 5 cm, em que o cirurgião utiliza lupas ou microscópio para uma visão direta.
  • A cirurgia endoscópica é realizada sob anestesia local, em que é feito um corte na pele, em torno de 1 cm, e o cirurgião utiliza uma câmera para a visualização, com a imagem transmitida em um monitor HD.
Fonte: www.institutojaccard.com.br / Dr. Alexandre Jaccard CRM PR 27412
Postado em Hérnia de Disco por Instituto Jaccard

Deixe um Comentário