Hérnia de Disco - O que causa a hérnia de disco?

14/09/2015

Ela é considerada uma das fases do processo degenerativo do disco intervertebral – a cascata degenerativa, que por sua vez é um processo natural e ocorre mais cedo no disco intervertebral do que em qualquer outro tecido conectivo. O que a caracteriza como “doença” é a dor.

Como acontece? Inicialmente, há uma alteração na microestrutura do núcleo pulposo que ocasiona a desidratação do mesmo. Isso altera a biomecânica do disco, ou seja, a carga e os movimentos normais. Assim, surgem as fissuras na parte mais externa do disco. Nessa fase, e até mesmo antes da fissura externa, já pode haver abaulamento ou protrusão discal (deslocamento ou movimentação), causando a dor nas costas. Com a fissura, o disco fica enfraquecido e pode ocorrer a hérnia.

Muitas vezes, o paciente associa um esforço exagerado ao início dos sintomas, como por exemplo, flexionar o tronco incorretamente e pegar um objeto pesado no chão. Isso de fato pode coincidir com a hérnia, mas é importante lembrar que a fissura já estava presente e o disco enfraquecido.

Prevenção acima de tudo! Pode-se dizer que não há uma causa específica para a hérnia de disco. Mas a degeneração discal é influenciada ou acelerada por diversos fatores: genéticos, ambientais, nutrição, maus hábitos como tabagismo (que afeta a circulação periférica, limitando o transporte de nutrientes para o disco) além de doenças como diabetes, vasculares dentre outras.

Fonte: www.institutojaccard.com.br / Dr. Alexandre Jaccard CRM PR 27412
Postado em Hérnia de Disco por Instituto Jaccard

Deixe um Comentário