Hérnia de Disco - Afinal, que dor é essa?

15/09/2015

Sabe aquela dor que não passa na parte inferior das costas, na região lombar, e que parece irradiar para as pernas? Então, podemos estar lidando com a tal “hérnia de disco”.

Primeiro, vamos entender:  HÉRNIA significa a saída de um órgão ou tecido por um orifício – “algo que saiu do lugar de onde deveria estar”.

O disco intervertebral é uma estrutura importantíssima da coluna, que está presente entre as vértebras da região cervical, torácica e lombar. Ele dá mobilidade à coluna, ao mesmo tempo em que absorve impacto e participa na estabilização dela. É composto por uma parte externa mais resistente, o ânulo fibroso. E uma parte interna mais gelatinosa e repleta de água, o núcleo pulposo.

hernia-colunaPortanto, hérnia de disco é a saída de parte do disco intervertebral (fragmentos do núcleo pulposo) por uma fissura criada devido ao enfraquecimento e ruptura das camadas mais externas do ânulo fibroso. É mais frequente na coluna lombar. Na grande maioria das vezes, ela ocorre para dentro do canal vertebral, que é o lugar onde fica a medula e os nervos que dão sensibilidade e movimento aos membros.

Fonte: www.institutojaccard.com.br / Dr. Alexandre Jaccard CRM PR 27412

LEIA MAIS:

Postado em Hérnia de Disco por Instituto Jaccard

Deixe um Comentário