Para dormir do jeito certo

Coluna Saudável

Ai que dor nas costas!

Você já teve aquela sensação de acordar e parecer que não dormiu direito, muito menos descansou? Cuidado! A maneira como você se deita pode atrapalhar e muito o seu sono.

Fizemos uma enquete em nosso site perguntando “como você dorme?” no que diz respeito sobre a postura ao deitar. Dentre as alternativas, a campeã foi “alternando várias posturas” (44% dos votos). Então, antes de você ficar preocupado com o agito de um lado para o outro no colchão, vamos entender melhor este comportamento.

A posição correta para dormir é sempre uma grande dúvida. E a resposta mais votada da enquete parece ser a mais realística. De fato, poucas pessoas dormem e acordam “como uma pedra”, na mesma posição! Isso acontece porque o organismo tem mecanismos de defesa que não permitem que alguém fique estático por muito tempo, mesmo durante o sono. Porém, vale muito iniciar a noite com uma postura correta para facilitar a mudança adequada, possibilitando um despertar relaxado e sem dores. Afinal, uma noite bem dormida é fundamental para sua saúde.

Algumas dicas:

 – Opte por deitar de lado. É a postura que deixa a coluna mais relaxada e a que mais facilita a respiração.

 – Avalie o seu travesseiro. Ele deve ter uma altura que mantenha o pescoço e a cabeça alinhados com o restante da coluna. É importante que seja macio, para adaptar-se ao contorno do corpo e preencher o espaço até o colchão, apoiando todo o pescoço. E se para manter uma boa altura você precisa colocar as mãos como “suporte” embaixo do seu travesseiro, pare! Está na hora de trocá-lo. Uma sugestão para a escolha do travesseiro novo? Assim como você experimenta uma calça ou sapato antes de comprar o que “melhor veste”, que tal começar a experimentar o travesseiro antes de fazer a compra? Lembre-se: um travesseiro adequado pode fazer toda diferença na qualidade do seu sono.

 – Tenha um travesseiro extra, “para abraçar”. O melhor é ter um travesseiro comprido (também conhecido como travesseiro de corpo), de forma que fique entre as pernas até os braços. Ao abraça-lo, você naturalmente irá adotar uma postura com as pernas semiflexionadas, com um certo grau de abertura entre os joelhos e com os ombros menos encolhidos. Evite a hiperflexão – a conhecida posição fetal. Abraçar o travesseiro de corpo também diminuirá a tensão nas articulações e músculos, mantendo a musculatura da região dorsal, glútea e do quadril mais relaxada, além de ajudar a prevenir o deslize de uma perna sobre a outra, sendo esta uma das causas mais comuns de torções na coluna.

Experimente! E tenha bons sonhos Zzzzzzzz…

Fonte: www.alexandrejaccard.com.br / Dr. Alexandre P. Boss Jaccard – CRM PR 27412 / CRM SP 116.476

Leave a comment