DÚVIDAS
NN
CAMINHAR “DE SAPATO”, TODOS OS DIAS (IR A PÉ PARA O TRABALHO, POR EXEMPLO), PODE PREJUDICAR A COLUNA?
Caminhar com sapatos tem pouca influência na coluna. Pensando no pé e para longas distâncias, o melhor sempre será um bom par de tênis. Conforto faz bem à saúde!
NN
CARREGAR SACOLAS, BOLSAS OU MOCHILAS, TODOS OS DIAS, DE UM LADO SÓ, PODE CAUSAR ESCOLIOSE OU ALGUM OUTRO PROBLEMA NA COLUNA?
MITO. Carregar algum peso no ombro, mesmo que de um lado só, não causa escoliose. Pode gerar dor muscular e para diminuir esse risco, o melhor é distribuir o peso. Quando usar mochilas, é recomendável usar as duas alças, uma em cada ombro. Quanto às bolsas, é aconselhável usar uma pequena, que possa ser carregada como se fosse uma carteira. Para bolsas maiores, prefira as do tipo tiracolo, para apoiar a alça sobre um ombro e repousar a bolsa do outro lado, na altura da cintura (na “transversal”).
NN
DORMIR DE BRUÇOS FAZ MAL PARA A COLUNA LOMBAR?
MITO. Deitar de bruços não prejudica a coluna lombar. Se a pessoa tiver dor nessa posição, provavelmente tem um encurtamento da musculatura anterior que deve melhorar com uma reabilitação adequada. A única preocupação é para quem tem problemas na coluna cervical, pois a posição com a cabeça de lado por um longo período pode forçar as articulações cervicais e piorar um quadro de dor.
NN
QUEM TEM ARTROSE PODE FAZER ATIVIDADE FÍSICA?
DEVE FAZER. Vida é movimento! As atividades de baixo impacto são as primeiras opções para iniciar. Vale lembrar que a atividade física regular é o pilar central do tratamento de quem tem dor crônica.
NN
SALTO ALTO PREJUDICA A COLUNA? E AS SAPATILHAS? AFINAL, TEM UM SALTO “IDEAL”?
DEPENDE! O uso eventual do salto alto não prejudica em nada. O que deve ser evitado é o uso rotineiro daqueles saltos em que a diferença da altura da parte do salto e a parte anterior do sapato seja grande. Isso porque o salto projeta o centro de gravidade do corpo para frente e provoca alterações no posicionamento de várias articulações, desde o tornozelo e o pé até a coluna.
As sapatilhas não são boas para o uso rotineiro, também, pois elas são muito moles no meio do pé e prendem os dedos, prejudicando a função normal das articulações durante o caminhar. Um salto “ideal” é aquele que possui uma diferença de altura da parte posterior para a anterior de até 3 cm, que tenha a parte do meio firme (tipo plataforma) e a parte anterior livre para os dedos.
NN
TENHO HÉRNIA DE DISCO E ME DISSERAM QUE NÃO POSSO MAIS CORRER. É VERDADE?
MITO. A corrida pode até ser um dos seus remédios! Obviamente, não é recomendável correr na fase aguda da dor ou da inflamação, ou ainda quando existe uma potencial compressão dos nervos pela hérnia.
NN
TENHO DOR CRÔNICA E ME INDICARAM UM COLETE. O USO CONTÍNUO DELE FAZ MAL?
VERDADE. A utilização do colete não mostra benefício em estudos científicos e não faz parte de nenhum protocolo de tratamento para dor lombar ou cervical. E, ainda, o seu uso prolongado pode prejudicar a musculatura que estabiliza a coluna.
NN
TIVE UMA CRISE DE DOR NAS COSTAS, “TRAVEI”. DEVO FICAR EM REPOUSO ABSOLUTO?
MITO. O repouso absoluto, na verdade, deve ser evitado. Nesses casos, a indicação é procurar um pronto atendimento para alívio da dor com diferentes medicações (analgesia multimodal), em que o médico avaliará a necessidade de exames e diferentes tratamentos. O paciente deve ser encorajado a retornar às suas atividades habituais o quanto antes!
NN
TENHO CIFOSE, LORDOSE E ESCOLIOSE NA COLUNA. É GRAVE?
MITO. Cifose e lordose são curvaturas normais da coluna vertebral quando olhamos a pessoa ou a radiografia de lado. A escoliose é um desvio lateral quando a coluna é vista de frente. Na grande maioria dos casos, o desvio é pequeno, não é causa de dor e não requer nenhum tratamento específico.
NN
UM MÉDICO ME DISSE QUE, SE EU EMAGRECER, MINHA DOR NAS COSTAS VAI PASSAR. É VERDADE?
MITO. É claro que sobrepeso e obesidade são fatores que aumentam a carga na coluna. Porém, o mais importante é ter uma musculatura saudável em torno dela para sustentar a carga do dia a dia. E o simples fato de perder gordura não é o suficiente. Ou seja, o emagrecimento através de remédios ou cirurgia não trará benefícios significativos à sua coluna. Emagrecer deve ser uma consequência de hábitos saudáveis, com atividades físicas e boa alimentação.
NN
USAR MODELADORES OU ESPARTILHOS PODE SER PREJUDICIAL PARA A COLUNA?
VERDADE! É a mesma lógica dos coletes para tratar dor inespecífica. O seu uso rotineiro pode atrapalhar a musculatura que estabiliza a coluna toracolombar e deve ser evitado.

Fonte: www.alexandrejaccard.com.br / Dr. Alexandre P. Boss Jaccard – CRM PR 27412 / CRM SP 116.4