Dê uma pausa. Alongue-se e promova saúde!

Coluna Saudável

Uma dica para melhorar a saúde? Chega de chá de cadeira!

Ficar por muito tempo em frente ao computador pode trazer prejuízos à coluna e às articulações. Além da dor, que sinaliza que algo está errado, o formigamento nas pernas e braços também alerta a necessidade de levantar-se, caminhar um pouco e dar uma pausa antes de continuar as atividades.

Atenção à ergonomia. Sua postura é essencial para prevenir doenças na coluna vertebral. Afinal, sua rotina no mesmo local, na mesma cadeira, mesa, computador, teclado e mouse, fará parte de boas horas do seu dia.

Para por em prática:

  • O ideal é utilizar uma cadeira com apoio para os cotovelos, com assento de altura regulável e giratório, com encosto que vá, pelo menos, até a altura dos ombros.
  • Sua coluna, na região lombar, precisa estar acomodada e relaxada. Atenção para os braços: o teclado deve estar na altura dos cotovelos, aproximadamente. E os cotovelos devem estar apoiados para que os ombros não fiquem tensos.
  • O monitor precisa estar na altura dos olhos para manter sua cabeça “neutra”, sem forçar o pescoço para cima ou para baixo.
  • Preste atenção nas suas pernas. Elas devem formar um ângulo de 90º, com seus pés no chão ou em um apoio para pés, confortavelmente. Cruzar as pernas ou colocar os pés para baixo da cadeira, até pode. Mas apenas por instantes, para mudar de postura e sair da posição estática.
  • Um desafio? Faça alongamentos a cada 40 minutos. Sua coluna agradece!

Fonte: www.alexandrejaccard.com.br / Dr. Alexandre P. Boss Jaccard – CRM PR 27412 / CRM SP 116.476

Leave a comment