Bons Hábitos - Dor versus frio

14/09/2015

Neste clima de inverno, com a temperatura mais baixa, temos aquela sensação de que o corpo fica mais sensível e dolorido. Quem nunca sentiu uma “pancadinha” no frio?

Longe de ser mito (ou frescura)! A explicação mais plausível é que o organismo precisa manter a temperatura do corpo e, assim, prioriza os órgãos vitais. As extremidades ficam com menor circulação sanguínea, portanto, mais frias. E com menos sangue e oxigenação, as terminações nervosas ficam mais sensíveis a qualquer pancada.

Para manter a temperatura do organismo, os músculos sofrem contrações voluntárias e involuntárias, as quais geram tensões e, consequentemente, dores. É também por esse motivo que as dores crônicas, articulares e nas costas também aumentam no inverno.

Como prevenir (ou “remediar”)?

A prevenção é simples: estar sempre aquecido! É fácil falar, mas um tanto difícil de fazer em nosso país, já que não temos infraestrutura adequada de aquecimento em locais públicos ou residenciais. Então, quando chegamos em casa, nos deparamos com aquele gelo que dá tremor (e tensão) só de pensar. E o banheiro?! Um inimigo gelado!

O jeito é programar o dia seguinte, como deixar a roupa preparada para não perdermos aquele calorzinho conquistado nas horas embaixo da coberta. Outra boa dica é ter uma “segunda pele”, que cubra os braços e o tronco, e outra para as pernas e os pés. Já no trabalho, ajuda muito estimular a circulação das extremidades com alongamentos e exercícios, de hora em hora.

Importante: use roupas que mantenham o corpo aquecido, porém, sem limitar os movimentos. Faça atividade física, mesmo nos dias frios, pois o exercício melhora a circulação sanguínea, eleva a temperatura e ainda aumenta a liberação de endorfinas, que é um analgésico natural.

Algumas dicas para quem trabalha sentado:
– Estique os braços pra frente, na altura dos ombros, com a palma da mão pra cima. Segure todos os dedos com a outra mão e alongue o punho, com a palma da mão voltada pra frente e os dedos sendo tensionados para trás. Segure essa posição por 10 segundos e repita do outro lado.
– Para as pernas. Sentado, com planta dos pés no chão, faça um movimento para tirar o calcanhar do solo e ficar na ponta dos pés. Depois, volte para a posição inicial e faça o inverso, tirando a parte da frente dos pés do chão, apoiando somente os calcanhares. Repita o exercício 5 vezes.
– Se possível, levante de hora em hora para caminhar alguns passos.
– Ah! Troque o cafezinho por uma xícara de chá. Esquenta mais!

Fonte: www.acolunavertebral.com.br / Dr. Alexandre Jaccard CRM PR 27412
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